A peça “Mal Vistos”, da Companhia de Teatro “Visões Úteis”, regressou ao Porto esta quinta-feira. Vai estar em cena até 28 de Outubro, no Teatro Helena Sá e Costa. A peça foi apresentada apenas dois dias em Maio de 2006 no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). A reposição já tinha sido pensada ainda antes da estreia, para compensar o número reduzido de apresentações.

Este regresso traz uma novidade: no final de cada espectáculo, docentes da Universidade do Porto (UP) – das mais diversas áreas, como sociologia, economia, marketing, belas-artes, literatura – fazem um comentário relativamente informal sobre o que o público acabou de ver, relacionando-o com a sua área profissional.

Reflexão sobre a globalização

“Mal Vistos”, baseada no livro “Estamos Quedando Fatal”, de Gemma Rodríguez, aborda temas relacionados com a situação política, económica e social de Portugal. Ao longo do espectáculo são feitas reflexões sobre a responsabilidade social dos cargos de poder, a rigidez de certas hierarquias, o papel profissional das mulheres e o fantasma da desactualização das gerações mais velhas, contextualizadas nos fenómenos crescentes de deslocalização e globalização.

Ana Vitorino, da direcção da “Visões Úteis”, afirmou ao JPN que “é muito apelativo para o público ver retratada em palco uma situação que está a ser vivida diariamente e que enche jornais e telejornais”. “Quase todos conhecemos alguém que foi ou que está em perigo de ser afectado por um processo de reestruturação ou encerramento de uma empresa”, salientou.

Os espectáculos realizam-se de terça a sábado, às 21h30, e domingo, às 18h00. Os preços vão dos cinco aos 10 euros.