Donald Tusk, líder do partido liberal Plataforma Cívica (PO), venceu, este domingo, as eleições na Polónia, com 44% dos votos contra os 30% conseguidos por Jaroslaw Kaczynski, líder do Partido Direito e Justiça (PiS). Os vencedores coligaram-se com o Partido dos Camponeses Polacos (PSL), liderado por Pavlac, que obteve 8,8% dos votos.

Com a vitória nas urnas, a oposição conseguiu pôr termo à dupla Kaczynski – Jaroslaw como primeiro-ministro e Lech como presidente –, que durou 15 meses. Os resultados do domingo eleitoral foram os melhores obtidos por algum partido em toda a era pós-comunista (desde 1989).

Esta foi a maior participação nas eleições desde 1989. Nas últimas eleições, há dois anos, a taxa de abstenção atingiu quase os 60%.

Tusk agradeceu a todos aqueles que, “de uma forma imparcial, ajudaram a restaurar a esperança por entre os polacos”. Já Kaczynski reconheceu a derrota. Disse, no entanto, que o seu partido vai constituir uma oposição “forte e decisiva”.

Os polacos foram às urnas dois anos antes do previsto. As eleições antecipadas deveram-se à queda da coligação governamental de Kaczynski, provocada por um caso de corrupção.

Novas políticas

Reformas económicas, privatizações e descidas dos impostos são as promessas do partido liberal de centro-direita. Alguns analistas consideram que estas medidas podem vir a facilitar a adesão ao Euro.

O partido vencedor pretende também reatar as relações com os países da União Europeia, nomeadamente com a Alemanha. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera que a vitória de Tusk é um contributo “para a causa europeia”, apesar de “não fazer comparações” entre o novo governo e o de Kaczynski.

Polónia fora do Iraque em 2008

A Plataforma Cívica prometeu ainda retirar o contingente polaco do Iraque durante o próximo ano. Segundo o partido, “a missão já foi cumprida”. No entanto, Washington espera continuar a contar com o auxílio dos polacos, quer no Iraque, quer no Afeganistão.

Existe ainda a possibilidade de as negociações com os Estados Unidos para a instalação de barreiras anti-míssil na Polónia serem quebradas.