Pelo quinto ano consecutivo, a Casa da Animação organiza no Porto a Festa Mundial da Animação. Durante uma semana, em todo o mundo, celebra-se a arte do cinema de animação. O evento, com entrada livre, arrancou esta segunda-feira e termina domingo.

Exposições, sessões de cinema e uma “oficina da animação” são algumas das actividades do programa. Vanessa Ventura, responsável pela programação da Casa de Animação, disse ao JPN que o objectivo é dar a conhecer às pessoas a indústria do cinema animado. “Esperamos ter casa cheia, não só aqui, mas em todos os espaços que promovem a festa”, afirmou.

Durante esta semana, está patente na Casa da Animação uma exposição de cartazes produzidos desde a criação da instituição, em 2002. Para além da mostra, “também vão ser exibidos os melhores filmes que se têm produzido numa série de países, parceiros nesta iniciativa”, referiu Vanessa Ventura.

Envolver as escolas

A responsável pela programação considera importante a “relação” da Casa da Animação com as escolas. Nesse sentido, haverá “sessões de cinema e visitas guiadas diárias para escolas”. No final das sessões as pessoas podem visitar a Oficina de Cinema, que explica como se faz cinema animado.

Um dos pontos fortes do programa é a exposição de obras feitas por escolas de animação francesas e por alunos da Supinfocom, uma das mais conceituadas escolas europeias de animação digital. “A exposição também vai contar com um best of de alguns países, como Coreia, Estónia, Polónia, entre outros”, adiantou a responsável.

O evento termina com “chave de ouro” no domingo, dia 28, Dia Mundial da Animação, com o Cartoon d’Or 2007, prémio atribuído aos melhores filmes de animação europeus. A Casa da Animação “terá a honra de exibir os cinco melhores filmes”.

Filmes de todo o mundo

Esta terça-feira, a noite é dedicada às curtas-metragens da China, com a exibição de obras representativas das escolas e academias do país.

Na noite de quarta-feira, vão ser apresentados os filmes premiados na última edição do festival internacional de cinema polaco. Na quinta-feira, vão ser exibidas curtas-metragens de animação da Estónia. Sexta, é apresentada uma selecção com os melhores filmes de animação coreanos.

No sábado, há obras portuguesas com destaque para a primeira exibição pública de “Todos os passos serão como o começo dos passos”, de Nuno Amorim.