Depois de Lisboa, Évora, Coimbra, Almada e Faro, a festa do cinema francês invade o Porto. O documentário “Lagerfeld Confidential”, de Rodolphe Marconi, é o primeiro filme da Festa do Cinema Francês a ser exibido na cidade – hoje, quarta-feira, às 21h30, no Museu de Serralves.

Seguem-se, entre outros, a aventura “Serko”, de Jöel Farges (10h00 de amanhã, no Cinema Cidade do Porto), a comédia “Dialogue avec mon jardinier” (sexta-feira, 17h00), o drama “La vie privée”, de Zina Modiano (também sexta, às 19h15), e ainda o documentário “L’avocat de la terreur”, de Barbet Schroeder, estreado recentemente no Festival de Cannes (domingo às 19h15).

Uma grande parte dos 24 filmes exibidos nas cinco cidades escolhidas já estão comprados para uma futura exibição comercial em Portugal.

O festival quer desmistificar a tradicional concepção do cinema francês, como sendo demasiado sóbrio e elitista, revelando uma faceta mais alegre, diversificada e acessível a todos públicos.

A 8ª Festa do Cinema Francês termina domingo, com o drama psicológico “Anna M.”, de Michel Spinosa, pelas 22h00, no Cinema Cidade do Porto.