A arte moderna está, cada vez mais, ligada às novas tecnologias digitais. O Festival Digital Media “Prémio MAPA” vai confirmar esta afirmação, promovendo no Porto, a partir de 1 de Novembro, várias actividades, de exposições a workshops, que unem a arte à tecnologia.

O projecto MAPA surgiu em Novembro de 2006, numa iniciativa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). O objectivo central é “criar uma comunidade de arte e tecnologia no país”, diz Carlos Oliveira, da organização. Hoje, já conta com a colaboração da Faculdade de Belas Artes da UP, da Universidade Católica e da Universidade de Aveiro.

“Dar visibilidade ao muito que se faz dentro das universidades na área das indústrias culturais é o objectivo base do projecto”, refere.

Trabalhos que aliam a “componente artística à tecnologia” vão estar expostos na reitoria da UP de 1 a 4 de Novembro. Alunos de nove instituições portuguesas do ensino superior desenvolveram as obras. Os trabalhos serão avaliados por um juri internacional e o prémio para o melhor é de 5 mil euros. Os prémios vão ser entregues no dia 3 na Universidade Católica, durante o Festival Olhares de Outono.

“Os trabalhos são muito variados”, aponta Carlos Oliveira. “Alguns só podem ser vistos na Net, outros são interactivos. Temos também performances, que contam com actores e dançarinos, trabalhos narrativos, mais ligados ao vídeo e outros mais ligados à área sonora”, exemplifica.

Com esta exposição, pretende-se “dar um sinal claro às empresas e instituições de que as universidades têm um papel muito importante a cumprir na criação de arte moderna”, realça.