A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe, quinta e sexta-feira, as II Jornadas Internacionais – Informação e Comunicação nos Mass Media – “A Produção Noticiosa, Actores e Papéis”.

Este evento, organizado pelo Centro de Estudos em Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação (CETAC), visa promover as relações e a interacção entre os profissionais das áreas de comunicação social e de gestão da informação.

O objectivo é reflectir sobre a importância dos centros de documentação nas empresas de comunicação social e os seus potenciais contributos. “Pretende-se evitar o seu subaproveitamento, pois com o seu valor cultural e económico podem contribuir para a solidez económico-financeira das empresas de comunicação social”, explicou Jorge Marinho, da comissão organizadora.

Já em 2005, as I Jornadas Internacionais, com o tema “Necessidade e Rentabilidade dos Centros de Documentação nos Mass Media”, iniciaram essa reflexão do uso e gestão desses mesmos centros na imprensa espanhola.

Hoje, este diálogo torna-se cada vez mais importante, numa era marcada pela Internet e em que os sistemas de informação são crescentemente digitais. Como tal, “é essencial que os profissionais dos dois domínios conheçam as novas tecnologias da informação e da comunicação”, continua Jorge Marinho.

Oradores de Portugal e Espanha

O programa da segunfa edição das jornadas conta com a participação de docentes das universidades do Porto, da Corunha, Autónoma de Barcelona, Carlos III de Madrid, entre outras, bem como profissionais de órgãos de comunicação social, como a SIC, a RTP ou a Deutsche Welle Leiter DW-Radio Portugiesisch.

Estreitar as relações entre as duas áreas é o objectivo principal, para que no futuro aumentem os postos de trabalho neste domínio. “Tudo indica que há um futuro promissor para as relações entre os profissionais dos meios de comunicação social e as pessoas que trabalham nos centros de documentação/informação”, conclui o professor.