Foi por unanimidade que o júri decidiu atribuir ao escritor valter hugo mãe o Prémio Literário José Saramago, edição de 2007. “o remorso de baltazar serapião” é a obra que confere ao poeta e editor o prémio de mais de 25 mil euros.

O Nobel da Literatura que dá nome ao galardão, José Saramago, disse, esta sexta-feira, durante a cerimónia de atribuição do galardão, que o livro é um “tsunami total, não no sentido destrutivo, mas da força”. “Tem que ser lido, porque traz muito de novo e fertilizará a literatura”, realçou o patrono do prémio literário.

A história de “o remorso de baltazar serapião” passa-se na Idade Média e narra os acontecimentos da vida de Baltazar Serapião, que se casa com a mulher dos seus sonhos e acaba por ser “forçado a seguir por caminhos que o levarão ao encontro da bruxaria, da possessão e do remorso”, segundo o texto da contracapa do livro.

“O livro manifesta de uma forma asquerosa o que alguns homens pensam sobre as mulheres”, disse o escritor premiado. valter hugo mãe sentiu-se “muito aflito” quando recebeu o galardão, já que está habituado a “pensar na escrita como um exercício de solidão”. “Hoje sinto-me muito acompanhado”, explicou durante a cerimónia.

O poeta valter hugo mãe nasceu em 1971 na cidade angolana de Henrique de Carvalho e hoje vive em Vila do Conde.

Publicou nove livros de poesia, destacando-se “egon schielle auto-retrato de dupla encarnação” (Prémio de Poesia Almeida Garrett), “três minutos antes de a maré encher”, “a cobrição das filhas”, “útero e o resto da minha alegria”.

É autor de várias antologias: “O encantador de palavras”, “Poesia de Manoel de Barros”, “Série poeta”, “Homenagem a Julio-Saúl Dias”, “Quem quer casar com a poetisa, poesia de Adília Lopes”, entre outros.

Prémio dirigido a jovens autores

O Prémio Literário José Saramago foi criado em 1998 como forma de homenagear o Nobel português da Literatura. Acontece de dois em dois anos. Já premiou, segundo esta ordem, Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa e Gonçalo M. Tavares

A Fundação Círculo de Leitores é responsável pela atribuição do galardão, que se destina a escritores com menos de 35 anos e com obra editada em língua portuguesa