Está aí à porta mais um FEST. De amanhã, domingo, a 4 de Novembro, realiza-se em Santa Maria da Feira a quarta edição do festival, este ano com proporções inéditas, englobando três eventos num só: o Festival Internacional de Cinema, o International Film Students Encounter e o Fest Sound. O evento passou de Espinho para a Feira e vai decorrer na Biblioteca Municipal e no Cine-Teatro António Lamoso.

O festival conta com uma nova secção competitiva – Castelo de Prata – que nos traz obras como ” Wristcutters (A Love Story)” de Goran Dukic, que conta com a participação de Tom Waits, a “estrela de abertura” desta edição. Ainda nesta secção temos “Das Fraulein” melhor filme em Locarno de Andrea Staka, e “Jellyfish (Meduzot)” de Etgar Keret e Shira Geffen, vencedor da Câmara de Ouro e de melhor argumento em Cannes.

Realizadores jovens

A habitual competição oficial configura-se em padrões semelhantes aos de edições anteriores englobando filmes de realizadores até aos 30 anos de idade, dando a conhecer o seu trabalho, apresentando-se assim como uma alternativa à indústria cinematográfica mainstream. Foram 1.161 os filmes inscritos nesta secção, dos quais 79 foram escolhidos para integrar nas cinco categorias de Ficção, Animação, Experimental, Documentário e Videoclip. Dos filmes a concurso, 16 são portugueses.

O International Film Students Encounter acontece paralelamente ao festival e configura-se como um programa de formação continua composto por 15 acções de formação entre oficinas, masterclasses e conferências.

Música electrónica

Quanto ao Fest Sound os principais nomes são Ladytron, Fujiya and Miyagi, sebastiAn, Dj Zebra, Jasson Forrest DJ Dona Summer e Elisa do Brasil, contando assim com grandes nomes da musica electrónica indie e do drum n’ bass.

O festival conta com sete sessões competitivas Castelo de Prata, que serão avaliadas pelo júri composto por Todd Hunter dos EUA, director do Worldfest Houston, Marco Martins, cineasta português realizador do aclamado “Alice”, e o espanhol Guillermo Garcia-Ramos. A competição oficial, composta por seis sessões competitivas de Ficção e Animação, quatro de Documentário e uma sessão competitiva Experimental e Videoclips, terá Marco Oliveira, Pedro Baptista e Kiko Saraiva como júri.

Maior edição do Fest

Segundo Filipe Pereira, director do FEST, esta edição será a maior que o festival já viu, o que se reflecte na dimensão dos eventos, como o Fest Sound. Os problemas de 2005 referentes aos poucos apoios vão sendo ultrapassados progressivamente, mas são ainda poucos para um evento desta envergadura, adianta o director do festival.