“A Modernização das Universidades na Europa” foi o tema da reunião que decorreu nesta terça-feira na reitoria da Universidade Nova de Lisboa. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Mariano Gago, discutiu com alguns dos principais nomes do ensino superior europeu questões práticas como a aplicação do Processo de Bolonha.

A separação entre licenciatura e mestrado foi uma das reflexões levantadas na reunião de alto nível inserida nas actividades da presidência portuguesa da União Europeia (UE). A tendência será a internacionalização do segundo ciclo, devido à mobilidade que Bolonha vem trazer ao ensino superior.

Durante uma conferência de imprensa, Mariano Gago revelou que alguns responsáveis pelas principais universidades europeias colocaram a hipótese de que os mestrados fossem leccionados em inglês nos países que assinaram o tratado.

Mobilidade ainda encontra dificuldades

O Comissário Europeu do Ensino, Ján Figel, disse que ainda existem entraves à mobilidade, como a falta de dinheiro, dificuldade em conseguir vistos para alguns países e outros problemas de foro legislativo.

Para resolver estes entraves e fomentar a mobilidade será criado um painel de especialistas em áreas variadas (ensino, ciência, direito, entre outras) para encontrarem soluções para os problemas apresentados.

Ján Figel realçou que serão criados fóruns de discussão entre as universidades, centros de investigação e empresas. Objectivos: igualar as ofertas e necessidades das instituições e aumentar a empregabilidade na europa. Estas questões serão alvo de debate num grande plenário marcado para o início de 2008, anunciou Figel.

Espaço de Ensino Superior Europeu

A discussão sobre a modernização do ensino superior europeu começou com a assinatura do Tratado de Bolonha em 1999, por 29 países europeus.Com o objectivo de criar um Espaço de Ensino Superior Europeu até 2010, Bolonha vem sendo implementada gradualmente nas universidades europeias e hoje já são 45 os países que participam no Processo.

A reunião desta terça-feira surge no seguimento da reunião dos ministros do Ensino Superior sobre o Processo de Bolonha, realizada em Maio 2007 em Londres, e da Conferência de Alto Nível realizada em Lisboa em Outubro deste ano sobre “O Futuro da Ciência e da Tecnologia na Europa”.