A Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) vai realizar, a partir deste sábado e até 18 de Novembro, na Galiza, a primeira feira de móveis da capital do móvel. No evento vão participar 58 empresas da região.

A ideia de fazer uma exposição em Vilagaria de Arousa já não é de agora. O director executivo da AEPF, José Ribeiro, diz ao JPN que o objectivo “é promover a região da capital do móvel na Galiza”. “Queremos convidar os galegos a visitar esta região”, refere.

“Encaramos a Galiza como uma extensão do mercado interno, já que a fronteira se situa a uma hora e pouco de distância de Paços de Ferreira”, explica. O director acredita que o sucesso da feira vai ficar a dever-se ao “binómio qualidade-preço”.

Vendas na Galiza compensam crise

O crescimento interno do mercado mobiliário tem decaído nos últimos anos. Um dos sectores que reflecte esta queda “é o da construção civil e, inevitavelmente, o mercado dos móveis”. “Essa queda tem sido compensada pelas vendas feitas para a Galiza e para o mercado além fronteiras”, sublinha José Ribeiro.

O director da AEPF garante que o mobiliário produzido em Portugal “é um dos melhores do mundo”. Rejeita a ideia de que os móveis italianos são equiparados aos portugueses. Cerca de 55% da produção de móveis em Portugal tem como destino o mercado externo, revela.

“As vendas de mobiliário português para Espanha têm vindo a evoluir nos últimos anos”, diz José Ribeiro. “Há seis anos importávamos mais mobiliário do que aquele que exportávamos para Espanha, mas actualmente vendemos mais do que compramos”.

Experiência a repetir

As expectativas para esta feira são altas. José Ribeiro adiantou que a “AEPF está a pensar repetir uma segunda edição, mas na Corunha”. A feira da Capital do Móvel de Vilagaria de Arousa é apoida pela AEPF, pelas 58 empresas que participarão na exposição, pela Câmara de Paços de Ferreira e vai contar com uma área útil de exposição de 5 mil metros quadrados.