Mais de 20 companhias aéreas de baixo custo já operam nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo dados da ANA (Aeroportos de Portugal). As low cost representam actualmente 27% do tráfego aéreo nacional e continuam em expansão.

A Ryanair é, actualmente, a companhia de baixo custo mais importante do mundo, mas é a easyJet que mais se afirma no mercado português – desde Janeiro até Agosto cresceu 46%. Um comunicado da ANA enviado ao JPN revela que “o sucesso das low cost em Portugal, e especialmente no Aeroporto do Porto, tem sido grande. Esta companhias vieram suprir uma lacuna que existia no nosso mercado”.

Invicta é o principal destino das low cost

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é servido por oito companhias de baixo custo. “Este foi um ano muito positivo para o Aeroporto do Porto em termos de aumento da oferta: até ao momento foram abertas sete novas rotas”, confirma a ANA.

Esta semana, a companhia de baixo custo italiana Volareweb anunciou a sua estreia em Portugal com a rota diária Porto-Milão (Malpensa). Prevê transportar no primeiro ano de actividade cerca de 75 mil passageiros. A rota já está em operação.

A easyJet vai expandir as suas rotas com novos voos neste aeroporto para Genebra e Basileia. Vai inaugurar também duas rotas regulares que vêm de Londres (Stansted) e Bristol com destino ao Funchal e paragem no Porto. Novas operações da companhia incluem também voos de Lisboa para Londres (Gatwick), Bristol, Liverpool e Madrid.

A Ryanair inaugurou este ano três novas rotas – Estocolmo, Pisa e Valência -, enquanto a espanhola Vueling vai ligar a capital portuguesa a Sevilha em Dezembro.

Low cost dominam em Faro

No aeroporto de Lisboa, a easyJet surge mesmo como a segunda empresa aérea a operar, somente ultrapassada pela TAP. Entre Janeiro e Agosto, o aeroporto de Lisboa movimentou mais de 2,8 milhões de passageiros, um aumento de 9,8% face ao mesmo período do ano passado. Segundo a ANA, os principais operadores responsáveis pelo crescimento são a easyJet (mais 60,8%) e a TAP (mais 17,1%).

Em Faro, as empresas low cost dominam, com a easyJet, a Monarch e a Transavia a ocupar os principais lugares e a TAP a aparecer em quarto lugar.