O Brasil sagrou-se bicampeão mundial após ter goleado, este domingo, o México por 2-8. Já no jogo da semifinal de sábado, contra a França, a equipa canarinha tinha conseguido um bom resultado (6-2), muito graças aos golos dos “bês” – os jogadores Bruno, Betinho e Buru.

No jogo contra o México, o Brasil foi claramente superior ao longo de toda a partida, não cometendo erros defensivos. Já o México mostrou-se uma equipa diferente daquela que se esperava, atacando ao longo de todo o jogo sem desistir. Feitas as contas, e apesar da derrota, esta foi uma óptima prestação, já que a equipa mexicana estava a disputar esta competição pela primeira vez.

Alexandre Soares, técnico do Brasil, declarou sobre o jogo: “Foi um jogo um pouco mais fácil do que estávamos à espera porque eles foram mais audaciosos. Desta vez o México não ficou na retaguarda e avançou, o que sem dúvida facilitou o jogo do Brasil. Este tipo de competição está a tornar-se mais difícil porque as equipas estão a preparar-se cada vez mais e isso foi evidente nas equipas africanas e mesmo em equipas como México, que nunca tinha participado, e chegou à final. O nosso diferencial neste jogo foi sem dúvida o facto de termos aproveitado todas as oportunidades, não houve erros tácticos.”

Uruguai em terceiro

O terceiro lugar foi disputado pela França e Uruguai nos penáltis. Ambas as equipas falharam ao longo dos três tempos de jogo e nem mesmo no prolongamento conseguiram resolver. O Uruguai acabou por vencer por 3-2, ao marcar o penálti da ‘morte súbita’.

O melhor jogador da competição, Buru, recebeu a Bola de Ouro e Bota de Ouro da FIFA, tomando o lugar que já vinha sendo de Madjer há dois anos. O jogador português ficou em segundo lugar com a Bola de Prata e em terceiro, o jogador do México, Plata, com a bola de Bronze.