No espaço de duas jornadas, o FC Porto viu a vantagem sobre o Benfica emagrecer de oito para quatro pontos. Isto, porque, depois do empate da jornada passada diante do Belenenses (1-1), os azuis e brancos voltaram a ceder dois pontos, agora na Reboleira diante do Estrela da Amadora (2-2).

Quem tem beneficiado destes desaires do dragão é o Benfica. Sem perder há mais de um ano para o campeonato, a equipa da Luz goleou este domingo o Boavista por 6-1. Uma goleada das
antigas para manter acesa a caça ao título.

Quem parece pouco confortável na luta pelo título é o Sporting. Uma exibição “horrível”, nas palavras de Paulo Bento, resultou em mais uma derrota e, ainda por cima, pesada – 3-0 em Braga. Já são oito os pontos que separam os leões da liderança e quatro do Benfica.

Na Luz foi noite de festa

O Benfica foi o primeiro dos grandes a entrar em palco neste . Na Luz, um Boavista atrevido mas sem grandes argumentos aguentou as primeiras investidas dos encarnados. Mas aos 18 minutos, Rui Costa e Nuno Gomes trabalham bem à entrada da área, com o Maestro a dar o golo a Cardozo. Na cara de Jehle, o paraguaio não falhou.

Na segunda parte, acontecimentos contraditórios. Aos 56 minutos, Zé Kalanga vê o segundo amarelo e é expulso. Nem 60 segundo depois, Jorge Ribeiro fazia o empate. A reacção do Benfica? Golos.

Maxi Pereira fez o 2-1 aos 61 minutos. Seis minutos depois era a vez de Rodriguez fazer o 3-1. Já depois de uma entrada duríssima sobre Cardozo ( o avançado paraguaio teve de ser substituido), Ricardo Silva marcava auto-golo. 4-1, e ainda não era tudo. Nuno Gomes bisou, e elevou a contagem para 6-1. Já nos descontos, Bergessio ainda desperdiçou uma grande penalidade.

Sair antes do apito final

Na Reboleira, o FC Porto jogava com a pressão da vitória encarnada. Mas de incio, tudo calmo. Aos 23 minutos, Lisandro Lopes, num belo gesto técnico, inaugura o marcador para os azuis e brancos. Com o domínio do jogo, o FC Porto chegaria ao intervalo merecidamente em vantagem.

O segundo tempo não podia ter começado melhor para a equipa de Jesualdo Ferreira. Raul Meireles, num remate à entrada da área, aumenta para 2-0 a vantagem azul e branca. Tudo parecia caminhar para uma vitória tranquila do líder.

Com o jogo controlado, os jogadores do FC Porto baixaram o ritmo e esperavam pelo apito final. Mas quando esse surgiu, já o resultado estava em 2-2. Durante cinco minutos, dos 85 aos 90, o Estrela aproveitou a “ausência” dos azuis e brancos e por intermédio de Mauricio e Mateus chegou ao empate.

Leões de mansinho na Pedreira

“Horrível”. Foi esta a palavra usada por Paulo Bento para descrever a exibição da sua equipa. O Sporting acabou por sair do Municipal de Braga vergado a uma pesada derrota.

O primeiro golo da noite bracarense surguiu aos 25 minutos. Frechaut, de cabeça, bateu Tiago. Na segunda parte, a nova equipa de Manuel Machado (viu o jogo na tribuna) resolveu o jogo com mais dois golos. Linz, aos 62 e Jorginho aos 65 minutos, selaram o triunfo arsenalista.

Leiria cada vez mais último

Parece não ter fim a crise de resultados em Leiria. Este domingo, a União perdeu por 0-1 com a Naval. No sábado, empate sem golos no D. Afonso Henriques entre Guimarães e Paços, enquanto na sexta-feira, no Restelo, Belenenses e Leixões empataram a um golo.

A ronda dez da Bwin Liga fica concluída esta segunda-feira, com o sempre emocionante dérbi da Madeira entre Nacional e Marítimo.