Provenientes da Jamaica, os Skatalites são considerados um dos grupos pioneiros do ska. O nascimento oficial dos Skatalites e a independência jamaicana surgem quase paralelamente. É dois anos após a independê…

Provenientes da Jamaica, os Skatalites são considerados um dos grupos pioneiros do ska.

O nascimento oficial dos Skatalites e a independência jamaicana surgem quase paralelamente. É dois anos após a independência da Jamaica, em 1964, que os Skatalites se lançam no mundo da música com a primeira actuação no teatro Odeon.

O nome da banda relaciona-se com o seu estilo musical: o ska. Segundo o site oficial, o nome inicialmente sugerido por um membro da banda, Lloyd Knibbs, seria Satellites. No entanto, ao aperceber-se do possível jogo de palavras, Tommy McCook, ex-membro da banda, respondeu “Não, nós tocamos ska”. E nasceram os The Skatalites.

O ska é considerado o primeiro estilo musical originalmente jamaicano e os Skatalites a primeira banda a produzi-lo. O ska cruza blues, R&B e jazz com músicas originalmente das ilhas caribenhas, como o mento e o calypso.

Durante a década de 60, os Skatalites gravaram mais êxitos do que qualquer outro grupo na história da música jamaicana, colaborando sempre com aclamados artistas dessa geração, como os The Wailers, Peter Tosh e Lee Perry. O primeiro álbum dos Skatalites, “Ska Authentic” (1967), foi gravado nas instalações do Studio One, em Kingston, capital da Jamaica.

Após o lançamento de alguns álbuns de sucesso, a banda teve uma indicação ao Grammy com “Greetings from Skamania”, de 1997.

Hoje, apesar da perda de alguns membros, os Skatalites são vistos como os grandes impulsionadores da sonoridade ska e considerados um dos grupos mais brilhantes que já emergiram de um país de terceiro mundo.