A Universidade Aberta (UAb), fundada em 1988, vai ser a primeira universidade totalmente virtual em Portugal. A instituição prevê que no próximo ano lectivo todas as licenciaturas e mestrados sejam ministrados por via electrónica, sem que os alunos precisem sequer de sair de casa.

O objectivo é que em dois ou três anos o ensino da UAb seja totalmente virtual, o que só não é possível para já porque há muitos alunos que já estão inscritos no anterior quadro pedagógico.

A UAb tem apostado no ensino à distância através de materiais multimédia. Hoje tem cinco das suas 20 licenciaturas e todos os mestrados a serem leccionados segundo o modelo on-line. No próximo ano lectivo algumas licenciaturas on-line da vão reabrir já adaptadas ao Processo de Bolonha, com três anos de duração

As potencialidades do e-learning

Em declarações à Lusa Carlos Reis, reitor da UAb, afirmou que “a universidade de ensino à distância evoluiu drasticamente nos últimos dez anos, sobretudo no e-learning, com o progressivo abandono de outro tipo de ensino à distância”.

Apesar dos professores não estarem presentes fisicamente, estão disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana.

Só a título de exemplo, de 2006 para 2007, o mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares passou de 12 alunos para 41 e o mestrado em Supervisão Pedagógica teve quase 200 candidatos este ano.

Universidade Aberta única

Apesar de algumas universidades em Portugal (a do Minho, por exemplo), administrarem cursos em e-learning, a UAb é a única fazê-lo totalmente on-line.

Também a nível internacional este modelo de ensino não está muito explorado. Canadá, Estados Unidos, Holanda ou Espanha são algumas excepções que têm universidades totalmente virtuais.