João Tiago, Ricardo Coelho e João Pedrosa são membros dos Loto, banda cujo som muito deve aos New Order, de quem são fãs confessos. O JPN falou com os três a propósito da estreia em Portugal de “Control”, o filme de Anton Corbijn sobre Ian Curtis, o vocalista dos Joy Division, banda que originaria os New Order.

“Tivemos oportunidade de ter no nosso disco ‘Beat Riot’ um participante privilegiado de todo o movimento, o ex-baixista dos Joy Division, Peter Hook. Foi fantástico partilhar as nossas canções com alguém que sentiu a história em primeira mão”, contam.

“Somos admiradores do trabalho dos New Order, e claro, será impossível separar em absoluto estes dos Joy Division. Embora o ambiente em Joy Division seja predominantemente mais escuro e tenso, são, sem dúvida, uma referência para nós, mesmo que as roupagens das nossas músicas sejam mais alegres e livres”, dizem.

“Porém sempre fomos muito influenciados pela cena de Manchester e pela imagem sombria de Ian Curtis. A presença em palco, a imagem, as histórias da sua epilepsia, confundida com uma estranha forma de dança, as letras que muitas vezes foram mal interpretadas como manifestos de extrema-direita, até à sua morte por enforcamento”, acrescentam.

“Diz-se que o Corbijn é um dos mestres do preto-e-branco, e tendo em conta que, uma das suas paixões é a fotografia esperamos que o filme personifique o ambiente denso e pesado que faz jus à vida de Ian Curtis, ‘remixado’ aos olhos de um realizador com créditos firmados e acima de tudo, ele também um fã dos Joy Division. Promete”, referem os membros dos Loto.