O Fórum da Maia recebe, entre esta quinta-feira e 6 de Dezembro, a exposição de fotojornalismo da World Press Photo. Pelo sexto ano consecutivo, a Maia está entre as 80 cidades mundiais que acolhem a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo.

Pedro Rodrigues, do Gabinete de Relações Internacionais da câmara local, que organiza a exposição, afirma que “não existe segredo” para o sucesso.

“O motivo pelo qual continuamos a realizar a exposição é o facto de termos todos os anos muitos visitantes. No último ano tivemos cerca de 5.500. Vêm pessoas sobretudo do norte do país – Viana do Castelo, Barcelos, Braga, Porto, Gaia, Caminha… – mas também de Espanha”, revela.

Os visitantes da exposição podem fazer uma viagem pelos acontecimentos mais importantes de 2006, um pouco por todo o mundo. Este ano, quando a exposição completa a sua 50ª edição, foi a imagem de Spencer Platt, com um instante do conflito do Líbano, que arrecadou o mais importante prémio.

“Perspectiva diferente do mundo”

As fotografias retratam temas de interesse mundial como as guerras, a fome, a opressão, os conflitos étnicos, os desastres ecológicos, entre outros. Para Pedro Rodrigues, as pessoas vêem nas fotografias aquilo que as rodeia no dia-a-dia e de que não se apercebem. “Enquanto visitamos a exposição, temos uma perspectiva diferente do mundo”, considera.

A World Press Photo é uma organização independente, sem fins lucrativos, conhecida por eleger todos os anos os melhores trabalhos fotográficos. As fotografias vencedoras são então reunidas numa exposição itinerante com passagem por vários países mundiais.

Em simultâneo com a exposição da World Press Photo, serão exibidos na Maia os trabalhos vencedores do Prémio de Fotojornalismo da revista Visão. A exposição estará aberta todos os dias das 15h00 às 19h00. Os bilhetes custam 3 euros para o público em geral.