No início da década de 80, em plena Guerra Fria, uma conceituada empresa russa de equipamentos ópticos teve ordem do Governo para fabricar e produzir em massa uma máquina fotográfica, a Lomo Kompact Automat. O objectivo era vendê-la a baixos preços para que as famílias russas pudessem registar o estilo de vida soviético, tornando-se, assim, um poderoso instrumento de propaganda do regime comunista.

10 Regras de Ouro da Lomografia

1. Leva a tua Lomo onde quer que vás;
2. Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite;
3. A Lomografia não interfere na tua vida, torna-se parte dela;
4. Aproxima-te o mais possível do objecto a fotografar;
5. Não penses…fotografa;
6. Sê rápido;
7. Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste;
8. Nem depois;
9. Fotografa de qualquer ângulo;
10. Não te preocupes com quaisquer regras.

Com a queda do Muro de Berlim e a consequente abertura dos mercados russos aos produtos ocidentais, o fabrico das máquinas Lomo tornou-se inviável financeiramente e as que existiam foram ficando esquecidas.

Foi então que dois jovens austríacos, Matthias Fiegl e Wolfgang Stanziger, descobriram a máquina numa loja em Viena e começam a utilizá-la para fotografar as reuniões entre amigos. O fascínio pela cor, qualidade e luz das fotografias foi contagioso e rapidamente se espalhou pelas camadas jovens da capital austríaca.

Os dois jovens criaram, em 1995, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada em Viena. Desde essa altura, a Sociedade Lomográfica foi crescendo e desenvolvendo novos modelos que se encontram à venda nas já cerca de 80 embaixadas lomográficas espalhadas pelo mundo.