As ruas e praças do Porto começam esta sexta-feira a celebrar o Natal com a abertura de diversões em alguns pontos do centro da cidade. Mas o primeiro momento alto da época festiva é a inauguração, às 20h00 de sábado, da gigantesca árvore artificial de Natal instalada na Avenida dos Aliados.

Segundo o director de Comunicação Institucional do banco, Paulo Fidalgo, a instalação da “árvore” na Baixa de Lisboa (onde esteve três anos) terá aumentado em 30% as vendas nas lojas daquela zona da cidade – números não oficiais, resultado de um inquérito promovido pelo banco. Mais de 2 milhões de pessoas viram a “árvore” lisboeta em 2006.

Os indicadores da experiência lisboeta fazem com que a autarquia acredite num aumento de visitantes ao centro do Porto este ano.

Financiada inteiramente (incluindo electricidade) pelo Millenium BCP, a “árvore” é uma estrutura metálica com 280 toneladas, quase 3 milhões de lâmpadas e 76 metros de altura (a mesma da Torre dos Clérigos). É a maior árvore artificial de Natal da Europa.

Este ano, a Associação de Comerciantes do Porto deixou de gerir as iluminações de Natal, tarefa que cabe agora à empresa municipal Porto Lazer. “Sentimos que era uma mais-valia passar para a Porto Lazer. Mas existe uma colaboração estreita. É a ACP que decide as artérias que vão ser iluminadas”, realçou o o vereador da Cultura, Gonçalo Gonçalves, em conferência de imprensa.

Solidariedade

Serão recolhidos de fundos e roupas que serão entregues à Obra Diocesana do Porto. No Palácio das Cardosas, de 7 a 9 de Dezembro, decorre uma venda de artigos por parte de várias instituições de solidariedade

Animação nas praças

Na praça D. João I está montada uma pista de gelo para crianças e adultos. Na praça dos Poveiros, a animação centra-se nos mais novos, com um carrossel antigo e outras diversões, enquanto na Cordoaria há uma roda gigante (criticada pelos responsáveis pelo Centro Português de Fotografia) e na praça Gomes Teixeira uma zona lounge.

Os equipamentos têm entrada gratuita e vão funcionar até 6 de Janeiro, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 22h00, e aos fins-de-semana, das 11h00 às 23h00. Domingo, pelas 18h30, a ponte D. Luís I será iluminada.

No dia 16 de Dezembro, são esperados mais de 10 mil Pais Natal num desfile da praça do Marquês até à Ribeira. Por cada Pai Natal, será destinado um euro a instituições de solidariedade social portuenses.

No dia 20 de Dezembro, a Avenida dos Aliados recebe o habitual Concerto de Natal promovido pela câmara desde 2003.