Uma das bandas mais polémicas de punk rock norte-americano, os NOFX, regressa a Portugal. A banda vai apresentar-se este domingo no Pavilhão Desportivo de Quinta dos Lombos em Carcavelos, de forma a assinalar o 10.º aniversário de uma produtora com muita estrada no âmbito do punk rock em Portugal, a Xuxa Jurássica.

O concerto tem início às 18h00 e o preço das entradas é de 25 euros. Há ainda concertos dos The Loved Ones, Easyway. Humble, Tat e Sexy Sundays. O espectáculo vai decorrer dois dias antes da apresentação do mais recente álbum da banda, intitulado “They’ve Actually Gotten Worse Live”.

Segundo informações fornecidas pela editora que o próprio vocalista dirige (a Fat Wreck Chords), o novo álbum terá 24 faixas e algumas partes de músicas já estão disponíveis para um primeiro contacto dos cibernautas com o trabalho da banda.

Os NOFX são de origem norte-americana e é um grupo apontado como pouco ou nada convencional no tipo de música que cria. É constituído por Erik Sandin (bateria), Eric Melvin (guitarra), El Hefe (guitarra e voz) e Mike Burkett, mais conhecido como Fat Mike (voz e baixo).

Crítica e humor

A banda, formada em 1983, já sofreu diversas alterações na sua constituição. O seu estilo permanece até agora intocável numa onda de harcore punk rock.

Preferem os concertos mais intimistas. Revelam, ainda, a vontade de se manterem longe das luzes da ribalta. Apesar da longa carreira musical que envergam, sempre tentaram evitar a exposição e, sobretudo, exploração mediática.

É certo de que as variações do punk rock não são levadas a sério pela maior parte dos críticos. Porém, a banda de Fat Mike nunca procurou notoriedade. A realidade é que nem os próprios membros se levam a sério, o que é bem visível nos nomes de álbuns e músicas, como o álbum prestes a ser lançado, esta terça-feira.

A imagem de marca dos NOFX não poderia deixar de ser o carácter satírico das letras, provocando a polémica com temas como: a política, o racismo, a religião e a indústria musical – da qual não têm a mínima intenção de provar que fazem parte.