Algumas dezenas de pessoas juntaram-se por volta das 19h00 de domingo na Ribeira portuense e no Cais de Gaia para assistir à inauguração do projecto Ponte d’Ouro. Em tons de azul, violeta, verde e amarelo, a ponte ilumina-se à noite até 6 de Janeiro do próximo ano.

Promovida pela Câmara do Porto, a iniciativa integra-se no programa Natal d’Ouro, do qual fazem também parte a pista de gelo na praça D. João I, a roda gigante na Cordoaria ou a famosa árvore de Natal nos Aliados.

“Esta é mais uma etapa de um conjunto alargado de actividades que temos na cidade”, declarou ao JPN o vereador da Cultura, Gonçalo Gonçalves, durante a inauguração. Salientou que o objectivo é “ trazer mais pessoas ao centro da cidade” e fazer com que os portuenses e as pessoas que visitam o Porto “gostem de ir e de estar na Baixa”.

As luzes acendem-se ao anoitecer e apagam-se à meia-noite nos dias úteis e à uma da manhã durante os fins-de-semana.

Fogo de artíficio

Ainda antes da inauguração, os transeuntes foram brindados com cerca de cinco minutos de pirotecnia. O fogo foi lançado a partir das margens do rio e abrilhantou o céu escuro típico desta altura do ano. Imediatamente a seguir acenderam-se as luzes, para desilusão de muitos. Esperava-se uma iluminação semelhante à da Torre Eiffel, com dispositivos luminosos que cobrissem toda a superfície do monumento. No entanto, a iluminação foi apenas “montada nas margens”.

Gonçalo Gonçalves justifica: “Não há nenhum mecanismo montado na própria estrutura da ponte porque elegemos as questões de segurança em primeiro lugar”. Acrescentou ainda que a opção da câmara pretendeu salvaguardar o bom funcionamento do metro, que circula no tabuleiro superior da ponte.