A Universidade de Coimbra (UC) surge no 319º lugar no tope elaborado pela publicação especializada “The Times Higher Education Supplement” das melhores instituições de ensino superior no Mundo, sendo a melhor universidade portuguesa.

A UC entrou para a tabela das 400 melhores universidades a nível mundial em 2006, atingindo o 266º lugar. Contando apenas com as universidades europeias, a UC alcançou este ano a 145ª posição, uma descida face à 120ª posição atingida no ano passado.

A Universidade Nova de Lisboa é a única instituição portuguesa nas 400 melhores para além da UC, detendo a 341ª posição no ranking mundial e a 158ª na listagem a nível europeu.

Entre a 401ª e a 500ª posição, surge a Universidade Católica de Lisboa, a terceira universidade portuguesa mencionada no ranking. Nesta zona da tabela, as universidades surgem por ordem alfabética e não por lugar.

As três primeiras classificadas desta listagem mundial, que o “The Times Higher Education Supplement” elabora todos os anos, são as universidades de Harvard (EUA), Cambridge (Reino Unido) e Oxford (Reino Unido).