Quarta-feira marca o começo da distribuição dos primeiros passaportes culturais de Gaia. Com a entrega do formulário de adesão na Casa Barbot, na Avenida da República, o utente recebe, gratuitamente, o documento.

O detentor do passaporte pode visitar várias exposições gratuitamente, desde que se realizem nos seguintes equipamentos: Casa da Cultura (Casa Barbot), Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, Solar dos Condes de Resende, Convento Corpus Christi, Ateliê Soares dos Reis e o Auditório, Arquivo e Biblioteca da autarquia.

Além da visita gratuita aos edifícios e às exposições, o passaporte garante um desconto de 20 a 100% em espectáculos desportivos e a outras iniciativas culturais como conferências, workshops e seminários.

O passaporte é pessoal e intransmissível e, à semelhança da Expo’ 98, recebe um carimbo por cada evento, sendo o primeiro logo no acto da adesão. Ao fim de três carimbos o detentor do documento recebe um cd: um “Best Of” do Festival Rock às Sextas 2006 e 2007. Com 12, o cidadão tem direito a um prémio (livro, disco, entre outros).

O documento foi apresentado na semana passada pelo pelouro da Cultura, Património e Turismo em parceria com a empresa municipal Gaianima. De acordo com o vereador Mário Dorminsky, os principais objectivos são dinamizar as iniciativas culturais da cidade e estimular a participação do público escolar.