Christoph König vai ocupar o cargo de maestro titular da Orquestra Nacional do Porto (ONP) a partir de Setembro de 2008. O alemão vai dirigir a ONP até 2011 e mostra-se entusiasmado com o projecto da Casa da Música (CdM) e com o Porto. Substituirá Marc Tardue, que conduziu a orquestra durante oito anos.

König é um “jovem maestro com provas dadas na condução de emblemáticas orquestras europeias” que vai contribuir para a “afirmação da ONP enquanto orquestra sinfónica de referência em Portugal”, afirmou o administrador-delegado da Fundação Casa da Música, Nuno Azevedo, esta segunda-feira, na apresentação da programação para 2008.

“Há um projecto, algo que está a acontecer na cidade, que acho entusiasmante”, referiu König. “Construíram esta casa [CdM] num sítio que era um beco sem saída, foram muito criticados por gastar muito dinheiro mas o projecto continua. Noutros países muita gente pergunta: ‘O que se passa no Porto?’. Acho isto muito interessante. Continuem!”. Sobre a ONP, disse ser “amável”, ter “muito talento e ambição”. “Por vezes, é demasiado relaxada”, brincou.

O calendário da ONP em 2008 não teve a participação do maestro alemão, que, no entanto, tem já algumas ideias sobre o que vai fazer nos anos seguintes. Em 2011, por exemplo, a orquestra vai assinalar o centenário da morte de Gustav Mahler, revelou König, admirador de música clássica austro-alemã (que terá uma forte presença no repertório), Béla Bartók e música russa.