A selecção portuguesa cumpriu e conseguiu o apuramento apesar do sofrimento durante os 90 minutos. O empate sem golos conquistado frente à Finlândia no Estádio do Dragão, no Porto, é suficiente para assegurar a presença na fase final do Euro 2008.

A equipa das quinas, já com Luís Filipe Scolari no banco, entrou calma no jogo e criou oportunidades para marcar, mas os jogadores portugueses não estavam com a pontaria afinada.

Portugal apresentou-se com algumas alterações no onze em relação ao jogo anterior. Pepe estreou-se na equipa portuguesa, enquanto Fernando Meira jogou no centro do terreno, relegando Simão para o banco de suplentes.

Os primeiros 45 minutos só deram Portugal. A equipa portuguesa criava as melhores ocasiões de golo, sobretudo, através de Quaresma e Ronaldo.

Na segunda parte, mais do mesmo. Portugal atacava bem mas na hora de finalizar as coisas complicavam-se. A Finlândia sentiu que poderia sair do Estádio do Dragão com algo mais que o empate, que conduziria ao afastamento da selecção portuguesa, e apostou no ataque. O seleccionador finlandês, o inglês Roy Hodgson, investiu no ataque e a equipa chegou mesmo a criar situações complicadas para a baliza de Ricardo.

Scolari respondeu e com a entrada de Raul Meireles e Makukula a equipa portuguesa estabilizou. Os últimos minutos foram de sufoco para a baliza de Portugal mas o escasso tempo que restava não permitiu grandes aspirações aos nórdicos. Custou mas foi.

Pepe fez a estreia absoluta pela selecção nacional

O defesa central que em Portugal actuou no Marítimo e FC Porto fez a estreia na selecção num estádio que lhe é bastante familiar. Pepe foi aposta inicial do Scolari e cumpriu da melhor forma, tendo sido um dos melhores jogadores em campo.

No final da partida, o central mostrava-se feliz pela estreia na selecção portuguesa: “Foi muito bom e estou bastante feliz por poder representar a selecção portuguesa. Espero ter a oportunidade de continuar a trabalhar e dar muitas alegrias aos portugueses. Sempre deixei bem claro a minha vontade de representar a selecção nacional e hoje tive essa oportunidade”.