Começou ontem, quarta-feira, na Casa da Música, a segunda edição do Harmos Festival com a subida ao palco da representação da Ecole Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot, e do quinteto da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto.

Promovido pela Engenho das Ideias – Produção e Programação Cultural e a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), em co-produção com a Casa da Música e o Teatro Helena Sá e Costa, e com a parceria de outros agentes culturais do norte e centro do país, este festival convocou os melhores músicos das mais conceituadas escolas superiores de música da Europa, tal como sucedeu na edição de 2006.

Foi ao som de Debussy, magnificamente interpretado pela École Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot, que começou este festival que promove, até domingo, a aproximação entre instituições de ensino da música e das artes performativas europeias de nível superior e o diálogo multicultural entre os seus intervenientes.

O Harmos quer facilitar aos futuros músicos profissionais um contacto com diferentes abordagens culturais e musicais, avaliando desta forma melhor o seu trabalho.

O festival surge com base no Harmos Project, iniciativa tecnológica e pedagógica que visa construir, através do registo áudio e vídeo das aulas dos grandes mestres do ensino musical, o que poderá ser a base de uma Escola Virtual de Música.

Concertos em várias cidades

Segundo fonte da organização do evento, “o balanço do primeiro dia é francamente positivo, tendo sido cumpridos os objectivos primários para este evento”. Contudo, “falta ainda cumprir o objectivo último, que é verificar um aumento significativo da adesão do grande público”.

Nesta atmosfera de intercâmbio cultural pautada pela qualidade de interpretação, para além da participação de um total de oito escolas e mais de 20 músicos em concertos nas cidades do Porto, Gaia, Braga, Esposende, Fafe, Vila do Conde, Vila Real e Seia, destaca-se o lançamento de um portal on-line com o objectivo de acompanhar a evolução das carreiras destes músicos, bem como a apresentação do primeiro disco Harmos Festival relativo à edição de 2006.

Hoje, o Harmos apresenta actuações do Royal College of Music London, ao meio-dia na Casa da Música, da Lithuanian Academy of Music and Theatre no Auditório da Escola Secundária de Seia às 15h00 e também às 21h30, e da Escuela Superior de Música Reina Sofia no Auditório Municipal de Vila do Conde, às 21h30. O preço dos bilhetes é de três e cinco euros.