Sábado, 14h00. Começava oficialmente a última edição do Mundo Mix de 2007. Este fim-de-semana, o edifício da Alfândega no Porto, foi, mais uma vez, palco de jovens criações vanguardistas. O projecto é, segundo o mentor Beto Lago, “uma sementinha fundamental na projecção da arte nacional”.

O balanço da 17ª edição do mercado foi positivo, dizem os criadores, produtores e consumidores ouvidos pelo JPN, apesar do volume de vendas não ter sido excepcional. Moda, design, culinária, música ou fotografia foram algumas das opções oferecidas ao consumidores nos 50 expositores que “invadiram” o salão esquerdo do piso 0 da antiga Alfândega.

65 mil

Ao longo das quatro edições realizadas este ano em Portugal (em Lisboa, Lagos, Cascais e Porto), 65 mil pessoas visitaram o Mundo Mix PT.

Como é tradição, o Mundo Mix convidou faculdades para exporem o trabalho de alguns dos seus alunos. Esta edição contou com a presença do Centro de Formação Profissional da Industria Têxtil (CITEX), da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL).

No expositor da ESAP encontravam-se fotografias dos alunos do primeiro ano do curso de Artes Visuais. Tiago Dias, um dos alunos seleccionados, diz-se “orgulhoso e muito contente por poder mostrar trabalho ao público”.

Sílvia Macedo, Cristina Miguel e Ricardo de Pina, finalistas do curso de Design de moda do CITEX, também apresentaram o seu trabalho no Mundo Mix. Uma oportunidade que “há que agarrar, já que o panorama da moda nacional se mostra ainda muito fechado”. Assumem que gostariam de ver crescer em Portugal, especialmente no Porto, um verdadeiro mercado de fashion design, mas dizem que, se a situação não se alterar, serão “obrigados” a sair do país.

Presença em 2008 assegurada

É precisamente para combater as dificuldades dos jovens inventores e criar uma nova postura face à cultura alternativa que Beto Lago decidiu realizar a última edição deste ano no Porto. “Aqui o Mundo Mix está na sua pura essência”, garante.

Beto Lago compara o Porto às segundas grandes cidades europeias, como Barcelona (onde o Mundo Mix vai estar no próximo ano). Na sua perspectiva, o Porto é forte a nível cultural e artístico, e, por isso, promete a presença do Mundo Mix na cidade em 2008.

O evento contou com a presença de lojas portuenses, como a Cocktail Molotof e as lojas do centro comercial de Miguel Bombarda. São exemplos como estes que dão um relevo crescente à cultura alternativa dentro e fora do Porto, afirma Kátia Gonçalves, criadora da marca Katastrophic (design de equipamentos).