Peter Murphy está de volta a Portugal para um concerto no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, esta sexta-feira, às 22h00. O preço era acessível (10 euros) e os 5 mil bilhetes postos a venda estão totalmente esgotados.

Apesar do sucesso na carreira a solo, Peter Murphy é mais conhecido como o vocalista dos míticos Bauhaus. É dele a voz que contribuiu para o culto de uma das bandas mais marcantes dos anos 80.

Numa conferência de imprensa com ambiente descontraído, Peter Murphy anunciou que o concerto vai ser uma mistura do seu próprio trabalho com alguns temas de Bauhaus e versões. “Como nunca toquei músicas de Bauhaus no meu próprio trabalho desde 1983, sinto que posso tocá-las. E o público também quer ouvi-las”, afirmou. No entanto, frisou, não vai ser um concerto retrospectivo.

Novo álbum dos Bauhaus em 2008

O novo álbum do artista será lançado em 2008, ano em que também os Bauhaus se preparam para lançar um novo disco. Quanto ao panorama da música actual, Murphy considera que é como “um novo mundo do Andy Warhol, em que tudo é possível”. A Internet é um meio que facilita a promoção de novos projectos, mas, por muito excitante que seja, Murphy prefere descobrir “a sua própria música no seu mundo”, aquele com o qual estabelece uma relação.

O novo álbum de Murphy vai contar com membros dos Nine Inch Nails e Tool. “Eu sei para que banda quero escrever e quero introduzir alguns elementos electrónicos – não de electrónica programada, mas orgânica”, revelou.

“Eu não sou um músico”, afirmou. “Vejo-me mais como um cantor, um performer, uma personagem, quase como um actor”, salientou. Em tom de brincadeira, Peter Murphy acrescentou: “Quero ser um músico, mas sou estúpido, não consigo fazer música“.

Destacou também a importância de haver uma relação entre os promotores de concertos e os artistas, na medida em que as editoras não estão a par do que os músicos fazem. Para não se deixar o trabalho nas mãos de outrem, tem de se ter em conta o negócio à volta da música, defendeu.

Festival Marés Vivas 2008

A Portoeventos, organizadora do espectáculo de Peter Murphy, e o Pelouro da Juventude da Câmara de Gaia aproveitaram a conferência para anunciar o Festival Marés Vivas, entre 17 e 19 de Julho de 2008, ainda sem nomes confirmados.

Será “concorrencial com os outros festivais de Verão, mas vai ser, acima de tudo, uma forma complementar de oferta neste tipo de iniciativas”, afirmou Firmino Pereira, vereador da Juventude.

“O Norte, principalmente a área metropolitana do Porto, tem ausência de eventos desta envergadura”, acrescentou. A aposta de Gaia para 2008/2009 é tornar-se a capital do Norte de eventos na área da animação. Também Jorge Silva, da Portoeventos, sublinhou a importância de colmatar essa lacuna no Norte.