23 entidades de nove sectores empresariais participam na primeira feira virtual em Portugal, que põe em contacto recém-licenciados e empresas que oferecem empregos, de segunda-feira a 14 de Dezembro.

A Bolsa Virtual Universia está dividida por sectores de actividade económica e os candidatos apenas têm de escolher as propostas que lhes interessam, tal como num menu. Para isso, basta fazer um registo à entrada da feira.

À entrada da feira, os jovens podem fazer um teste de orientação profissional a três dimensões. Do lado de lá do monitor, a assistente virtual faz uma série de perguntas, com opção de escolha e no fim do questionário dá aos jovens uma sugestão de futuro profissional, para além de um gráfico com as empresas e propostas que deve visitar de acordo com os resultados obtidos.

As empresas podem colocar no espaço que lhes é reservado apresentações, vídeo ou cartazes promocionais e documentos para download. Têm também a possibilidade de fazer inquéritos aos candidatos. Por parte destes, podem assistir a colóquios, colocar dúvidas em chats, por e-mail ou pelo Skype (programa de conversação por voz pela Net), deixar o seu currículo para consulta, realizar provas de selecção on-line, entre outras actividades.

A Bolsa Virtual Universia dirige-se em especial a universitários que estão a terminar a sua formação, recém-licenciados ou jovens profissionais empregados recentemente. Esta é a primeira iniciativa do género em Portugal. O objectivo é fazer duas edições anuais.