O Benfica venceu, hoje, terça-feira, na Ucrânia, o Shakhtar Donestsk, na última jornada da Liga dos Campeões. Apesar de eliminado da prova, os encarnados prosseguem nas competições europeias via Taça UEFA.

Num ambiente gelado a equipa orientada por Camacho não poderia desejar melhor começo de jogo. Num desentendimento da defesa ucraniana, Cardozo aproveitou da melhor maneira para colocar o Benfica em vantagem, estavam decorridos apenas seis minutos de jogo.

A equipa ucraniana partiu em busca da igualdade e criou vários lances de perigo para a baliza defendida por Quim. Mas num rápido contra-ataque a equipa portuguesa alcançou o segundo golo do encontro: Maxi Pereira foi à linha de fundo e cruzou para Óscar Cardozo voltar a marcar e aumentar a vantagem benfiquista.

A vencer por 2-0 o Benfica relaxou e viu a equipa do Shakhtar pressionar muito em busca de um resultado que lhes permitisse continuar nas competições europeias. Num lance dentro da área encarnada, David Luís cometeu penálti que Lucarelli converteu em golo.

Na etapa complementar assistiu-se a um futebol de sofrimento. O Shakhtar foi a equipa que mais procurou o golo, mas encontrou uma equipa bastante sólida na defesa e que soube aproveitar a posse de bola para gerir o tempo de jogo e criar algumas situações de maior aperto para a baliza de Pyatov. O Benfica lá aguentou a pressão dos ucranianos e garantiu, assim, um triunfo suado que vale um lugar nos 16 avos de final da Taça UEFA.

No outro jogo do Grupo D o Milan venceu o Celtic por 1-0. Com este resultado o Milan garantiu o primeiro lugar do grupo com 13 pontos e o Celtic com 9 passam à próxima fase da prova.

Cardozo, o marcador de serviço

A inclusão do paraguaio no onze titular constitui a principal novidade na equipa benfiquista. Camacho tentou aproveitar o maior poderio físico de Cardozo para combater com os defesas ucranianos e acertou em cheio. Cardozo respondeu com dois golos e deu ao Benfica a possibilidade de continuar a lutar por mais um troféu esta época. Com os dois golos de hoje, Cardozo é o melhor marcador do Benfica nas competições europeias.