Lisboa recebe, este fim-de-semana, a cimeira União Europeia (UE)-África. Os representantes de 80 países marcam presença num encontro que procura fortalecer os laços entre os continentes europeu e africano.

1.500 membros de delegações de 53 países africanos e 23 países europeus estarão no Parque das Nações em Lisboa. Para além disso, muitos observadores e jornalistas vão cobrir a cimeira. Ao total, são 5.000 as pessoas que estarão na capital portuguesa devido à cimeira.

O objectivo desta reunião é unir Europa e África. As ideias essenciais do documento da conferência já foram definidas no Egipto esta quarta-feira. Segundo João Cravinho, o representante português, o texto “quebra o esgotamento das relações UE-África”. O montante das ajudas vindas da Europa ascende a 2 mil milhões de euros até 2010.

A declaração foi criticada pela Human Rights Watch por não mencionar as violações dos direitos humanos em África. Por isso, organizações não-governamentais e outros movimentos procuram lançar uma alternativa às relações tradicionais entre África e Europa numa cimeira alternativa, também a decorrer em Lisboa.

Segurança reforçada

Os efectivos das forças de segurança foram reforçados para os pontos essenciais. Entre 3 e 4 mil polícias vão assegurar a tranquilidade no Parque das Nações e outros pontos sensíveis da capital. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu, em Bruxelas, que “o dispositivo de segurança montado para a Cimeira UE-África responde perfeitamente às necessidades”.

Outro problema logístico encontra-se no aeroporto de Lisboa. A Portela não tem capacidade para o tráfego aéreo esperado este fim-de-semana. Muitos voos turísticos foram deslocados para o Porto e Faro.

Os custos ligados à realização do evento ficam a cargo do Estado português. As despesas superaram as expectativas e ascendem agora aos 10 milhões de euros. O esforço feito por Portugal é defendido por João Cravinho por ser um “investimento”. José Sócrates, presidente em exercício da União Europeia, realça o “sucesso que a cimeira já está a ter”.

A cimeira abre com um espectáculo com Marisa e Cesária Évora.