95 % dos associados da Unihsnor Portugal – União das Empresas de Hotelaria, de Restauração e de Turismo de Portugal, que representa mais de cinco mil associados (80% do Norte), já solicitaram o dístico vermelho que indica a proibição de fumar nos seus espaços a partir do dia 1 de Janeiro.

Além disso, cerca de 180 estabelecimentos do Norte já aderiram formalmente ao programa “Ambientes 100% sem fumo”. O director-geral da Unihsnor, António Condé Pinto, diz que o número tende a aumentar. Quem assinar a carta, argumenta, “irá beneficiar da recomendação da Administração Regional de Saúde (ARS) e terá o reconhecimento social do papel que está a fazer em prol da saúde pública”.

Num acto simbólico, foi hoje, sexta-feira, entregue, na sede da ARS Norte, uma primeira lista de cartas de compromisso no âmbito do programa “Ambientes 100% sem fumo”.

Receitas podem aumentar

António Condé Pinto aponta a dificuldade em cumprir todos os requisitos exigidos pela lei para permitir o acto de fumar e a “crescente consciencialização pública” como razões que explicam a forte adesão dos associados. “Cada vez mais clientes dizem que querem estar em ambientes sem fumo”, afirma.

A Unihsnor mostra-se confiante e passa uma mensagem de optimismo, tomando como exemplo os casos da Irlanda e da Itália que viram as suas receitas aumentar depois da implementação desta medida.

Lista na Internet

A nova lei prevê medidas de proibição de fumar em locais que não cumpram determinados requisitos, como ter um sistema de ventilação adequado ou a separação do estabelecimento em duas áreas distintas: fumadores e não fumadores.

O programa “Ambientes 100% sem fumo” é implementado pela ARS com o objectivo de “diminuir o risco das pessoas estarem expostas ao fumo do tabaco”, explica o presidente da entidade, Alcindo Maciel Barbosa.

Através de um site na Internet, a ARS compromete-se a divulgar as empresas que já aderiram ao programa, permitindo aos cidadãos “fazer antecipadamente a melhor escolha para a sua saúde”.