Uma faz revelação de filmes em formato Super 8, a outra gravações em vinil. São lojas únicas no país e ficam porta com porta, na rua do Almada, ponto de passagem obrigatório no circuito cultural portuense.

A Átomo47 é a única loja em Portugal que faz revelação manual de filmes configurados em Super 8, formato cinematográfico criado nos anos 1960. Está aberta há quase meio ano, e, segundo André Mata, um dos proprietários da loja, a afluência de visitantes e clientes tem sido “bastante aceitável”, apesar de não terem um ponto de comparação.

Do cinema para a música, basta entrar na loja do lado e descobrir o mundo do vinil na loja Zona 6. A loja quer revitalizar o culto da música em formato analógico e permite aos seus clientes a gravação de qualquer música em vinil (à unidade ou em quantidade). Este projecto apresenta como principal objectivo o de “fomentar a produção e divulgação de música nacional”.

Acesso à produção nacional

A Zona 6 direcciona-se a DJ, produtores, músicos, audiófilos, coleccionadores e simples amantes de música que podem encontrar nas instalações da loja várias possibilidades, desde a gravação de vinil, à venda de discos, CD, equipamentos áudio, passando pelos acessórios para DJ e instrumentos musicais.

Os produtos são distintos, mas os objectivos da Átomo47 não são muito diferentes, passando também pelo acesso das pessoas à produção nacional. “A ideia para a criação da Átomo47 veio da vontade de diversificar e tornar mais acessível a produção fotográfica e cinematográfica nacional”, diz André Mata.

A trabalhar em duas frentes, o cinema e a fotografia, a Átomo47 pretende, ainda, conciliar no mesmo espaço a venda e aluguer de material, o trabalho de laboratório, a formação, o apoio à criação e a possibilidade de acompanhamento e desenvolvimento de projectos pessoais.