O preço do tabaco vai aumentar 30 cêntimos a partir do próximo ano em algumas das marcas mais vendidas e que são fabricadas em Portugal. O SG Ventil e o Português Suave são exemplo disso. Estas marcas devem passar dos actuais três euros por maço para 3,3 euros, o que representa um aumento de 10% em relação ao preço em vigor actualmente.

Os novos valores para as marcas mais populares fabricadas em Portugal já foram comunicados aos operadores pela Direcção-Geral das Alfândegas e Impostos Especiais sobre o Consumo e reflectem uma nova subida do imposto sobre o tabaco a partir do próximo ano.

É a terceira subida consecutiva da carga fiscal sobre o tabaco e resulta de uma das medidas do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para a consolidação das contas do Estado.

O imposto representa cerca de 80% do preço de venda ao público do tabaco, pelo que a sua subida terá um impacto em praticamente todas as marcas fabricadas pela Tabaqueira, mas também nas marcas internacionais distribuídas em Portugal, onde os acréscimos de preço devem oscilar entre os 15 e os 30 cêntimos por maço.

Os novos preços entram em vigor em Janeiro, mas ainda é possível comprar tabaco ao preço antigo até que se esgotem os maços em armazém.