Nada tradicional, “Boca de Cena” convida a que nos sentemos à mesa, saboreando uma boa comida e desfrutando, ao mesmo tempo, do prazer de um teatro “de” e “com” marionetas. A peça estreia hoje, sexta-feira, às 21h00, no Mosteiro de S. Bento da Vitória, no Porto, onde fica até ao dia 22. Regressa de 2 a 27 de Janeiro do próximo ano.

“Boca de Cena” é um “teatro-jantar” que vai pôr muito perto actores, marionetas, empregados e espectadores. O que se pretende é explorar os cinco sentidos e brindar aos 20 anos do TMP.

“É uma revisão da matéria ao longo destes 20 anos da companhia”, diz o actor do Teatro de Marionetas do Porto Edgard Fernandes. “Ao longo do espectáculo vai-se construindo uma marioneta, é também o nascer do teatro de marionetas, a evolução da marioneta. É uma forma de partilhar com o público todo o trabalho que foi feito ao longo destes 20 anos”, acrescenta.

Em 20 anos muita coisa muda e no Teatro de Marionetas do Porto isso é notório. Segundo o director artístico e encenador João Paulo Seara Cardoso, este projecto tornou-se mais maduro e, por outro lado, “também há uma evolução brutal” na forma de ver o teatro desde há 20 anos atrás. A companhia procura, sobretudo, não “cristalizar” receitas, diz.

16 peças em retrospectiva

A nova peça vai marcar o início e o fim da programação do ano de 2008. Mas esta não é a única iniciativa para comemorar o vigésimo aniversário da companhia. “Para o ano temos previstas a apresentação de 16 peças em retrospectiva que vão estar em diversos espaços aqui do Porto e também o nosso percurso habitual de itinerância pelo país e também fora do país”, refere o assistente de produção Pedro Miguel Castro.

O TMP existe desde 1988 e desde aí produziu e apresentou 23 espectáculos, dividindo-se entre peças para adultos e outras para crianças. Contam com um público fiel na cidade do Porto e raramente se queixam de falta de audiência.

“No TMP, como actores somos mais completos porque não é só a marioneta que está em jogo, é o actor. Somos quase o prolongamento da marioneta e a marioneta é o nosso prolongamento – é a parte mais material e nós somos a parte sentimental da marioneta. Completamo-nos”, diz Edgard Fernandes.

É uma companhia pequena, mas muito dinâmica: além dos espectáculos em território nacional, também actuam muitas vezes fora do país. Aliás, as itinerâncias são umas das principais apostas do TMP.