A nau quinhentista atracada no cais de Vila do Conde desde Julho deste ano foi finalmente inaugurada este sábado. No interior da réplica da nau, é recriada a vida da tripulação com exibição de mobiliário, utensílios como os da época.

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário de Almeida, disse que a inauguração da nau era uma forma de lembrar o passado glorioso, em que os nossos antepassados “deram novos mundos ao mundo”.

O autarca falou ainda nas dificuldades causadas no país e em Vila do Conde pelo desemprego. O presidente da República, Cavaco Silva, presente na inauguração, disse que está na altura dos portugueses darem as mãos para enfrentarem as dificuldades. “Não podemos baixar os braços. Somos o país da Europa com a mais ampla Zona Económica Exclusiva”, afirmou.

A nau, que se encontra atracada junto à Alfândega Régia, custou cerca de 1,5 milhões de euros, na sua maioria financiados pela União Europeia.

28 metros

Trata-se da única réplica, em Portugal, de uma nau quinhentista. Foi construída pela empresa Samuel & Filhos, seguindo o projecto do Almirante Rogério Oliveira. Tem 28 metros de comprimento, mais 14 do que as naus da época dos Descobrimentos. Estará aberta ao público, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

A cópia da embarcação utilizada nos Descobrimentos integra-se no projecto europeu “Viagem à Rosa-dos-ventos” (foi a única candidatura portuguesa aprovada). Este projecto incluiu ainda a Alfândega Régia, o Centro de Documentação dos Portos Marítimos e a Praça D. João II.

Depois de Vila do Conde, o Presidente da República dirigiu-se para Matosinhos, onde encerrou o périplo presidencial no Norte e Centro iniciado sexta-feira, em Oliveira de Azeméis e no Porto.