O ponto de encontro era a Praça da República, mas às 13h00 deste domingo eram ainda poucos os que tinham chegado. Com o aproximar das 15h00, hora de partida combinada, começaram a chegar muitas pessoas, a pé ou em camionetas de vários municípios que aderiram a esta iniciativa, e o Porto começou a pintar-se de vermelho.

17.800 pessoas inscreveram-se na iniciativa, organizada pela empresa municipal Porto Lazer, mas só 14.100 chegaram ao fim e receberam o certificado de presença. O número é suficiente para figurar no livro dos recordes “Guinness”, já que ultrapassa o anterior recorde de 13 mil Pais Natal.

Vítor Pereira, da organização, fez um balanço positivo do evento.

Entre os Pais Natal destacavam-se alguns mais originais, como os Pais Natal Zé Pereira, os que desfilavam de andas, os motards de todo o país, que também se associaram ao evento, e ainda uma academia de dança que deu música ao longo de todo o percurso.

O desfile de Pais Natal partiu da Praça da República e seguiu depois pela Trindade, Bolhão, Sá da Bandeira, com passagem por São Bento, onde começou a descida final até à Ribeira, local da meta para esta caminhada. A juntar aos palcos colocados no ponto de partida e de chegada, houve ainda quatro palcos espalhados pelo percurso.