A principal surpresa da jornada aconteceu no jogo entre Belenenses e Benfica, no Estádio do Restelo. O resultado de 1-0 castiga o Benfica, que fez uma exibição sem chama e com pouco pendor ofensivo, não sendo por isso de espantar que as melhores ocasiões de golo da primeira parte tenham pertencido à equipa azul.

Na segunda metade do encontro, continuava a haver Benfica a menos e os azuis de Belém aproveitavam para se superiorizar, fruto de um melhor posicionamento táctico no terreno.

O golo da vitória acabou por surgir dos pés de Weldon, que driblou Luisão e rematou cruzado, com muita classe, num remate que não deu a mínima hipótese de defesa a Quim. Só depois do golo é que o Benfica acordou, com Cardozo a conseguir introduzir a bola na baliza, mas com o árbitro a anular (bem), por posição irregular do avançado benfiquista.

Os “encarnados” deixavam assim mais três pontos pelo caminho e estendiam a passadeira ao Porto para se distanciar ainda mais.

Porto resolve na segunda parte

O FC Porto recebeu, no Dragão, a surpresa pela positiva do campeonato. Um Vitória de Guimarães personalizado, a praticar um futebol de ataque e sem medo de ter a bola no pé. Se é verdade que os “dragões” tiveram quase sempre maior pendor ofensivo, também se deve dizer que os vitorianos tentaram ao máximo jogar de igual para igual com os campeões nacionais.

Com o 0-0 a persistir até ao intervalo, numa altura em que o Belenenses-Benfica já tinha terminado, os jogadores azuis e brancos parecem ter voltado com vontade de resolver o jogo, para garantirem uma liderança ainda mais confortável na Bwin Liga.

Tarik Sektioui, aos 55 minutos, e Lisandro Lopéz, aos 73, resolveram a partida para o Porto e dificultaram ainda mais a vida aos principais rivais, que agora estão todos a mais de uma dezena de pontos.

Sporting de volta às vitórias

Na sempre difícil deslocação aos Barreiros, o Sporting reencontrou o caminho das vitórias na Bwin Liga. A primeira parte foi pautada por um ritmo bastante lento e sem grandes ocasiões de golo, para qualquer dos lados.

A segunda parte trouxe mais emoção e o doce sabor do golo. Sabor repetido por três vezes, com o Marítimo a marcar primeiro. Bruno Fogaça, à passagem dos 60 minutos, punha os madeirenses na liderança e voltava a pairar o fantasma da derrota sobre a equipa de Alvalade.

Mas Vuckevic apareceu na partida, para ficar, irremediavelmente, ligado à história deste jogo. Aos 71 minutos, o montenegrino corresponde da melhor forma a um cruzamento de Moutinho e conta com o desvio de Ediglê para bater o guarda-redes Marcos.

E foi já aos 87 minutos, que Vukcevic marcou o golo da vitória sportinguista. O número 10 leonino recebeu um passe de Liedson e colocou a bola no fundo das redes.

Com o regresso às vitórias, o Sporting mantém a distância pontual para o Porto, mas fica agora a apenas dois pontos do Benfica.

Académica regressa aos triunfos nove jogos depois

Na recepção ao Nacional, os estudantes voltaram aos triunfos mais de três meses depois da última vitória, com um golo tardio.

Na abertura da jornada, o Braga foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, o mesmo resultado com que o Boavista venceu a Naval.

Nos outros dois jogos da tarde de domingo, o Vitória de Setúbal venceu o Estrela da Amadora por um golo sem resposta e o Leixões recebeu e venceu o Leiria, por 2-1, resultado que coloca os leirienses cada vez mais como “lanterna vermelha”.