Quando se fala da origem da doença de Alzheimer, as teorias são várias e nenhuma delas concludente. Contudo, são conhecidos os factores que podem ser considerados de risco por influenciarem o desenvolvimento da…

Quando se fala da origem da doença de Alzheimer, as teorias são várias e nenhuma delas concludente. Contudo, são conhecidos os factores que podem ser considerados de risco por influenciarem o desenvolvimento da doença, ou até acelerá-lo. Estes factores actuam de diferentes formas, consoante os indivíduos.

A idade é o factor de risco mais evidente nesta doença, sendo que, a partir dos 65 anos, há uma probabilidade cada vez maior de desenvolvê-la. Também o sexo feminino possui uma maior vulnerabilidade à doença, simplesmente por ter uma esperança média de vida mais longa.

A herança genética é outro factor que pode desencadear esta patologia, sendo que casos de antecedentes familiares de Alzheimer constituem um risco, embora pouco frequente, segundo os especialistas.

O nível de estímulos e a actividade cerebral podem ditar ou não o desenvolvimento desta doença, uma vez que mentes intelectualmente mais activas são menos susceptíveis de vir a sofrer de demência.