O jornal gratuito “Global Notícias” já circula na região da Grande Lisboa desde Setembro e vai alargar a sua circulação ao Porto em Janeiro de 2008.

O título pertence ao grupo Controlinveste, liderado por Joaquim Oliveira, que detém o “Jornal de Notícias”, “Diário de Notícias”, “24 Horas” e “O Jogo”.

Os objectivos principais são sobretudo captar uma parte do mercado publicitário que tem apostado nos jornais gratuitos. “Há uma parte do mercado publicitário que tem apostado muito nos gratuitos e que não chega aos jornais de circulação paga”, explica David Pontes, director-adjunto do Jornal de Notícias.

O “Global Notícias” está inserido numa estratégia de convergência e rentabilização de recursos da empresa, sem esquecer a realidade local da cidade do Porto. “Vai acumular um know-how” dos jornais do grupo, diz David Pontes

Concorrência é “estimulante”

Apesar de não se assumir do ponto de vista gráfico como um gratuito de referência, “é um gratuito que tem um padrão de qualidade, de actualidade e de olhar sobre a realidade um bocadinho mais elevado do que os outros”, defende.

O director-adjunto do JN afirmou ainda que o gratuito pode levantar “algumas questões em relação a alguns jornais do grupo, ajudar a criar e aprofundar a tendência de as pessoas acreditarem que a informação existe de borla e que não é preciso pagar por ela o que daqui a uns anos pode levar a outras contas”. Mas compreende que “é necessário investir no mercado publicitário que é atraente” e considera que a concorrência é “estimulante”.

O “Global Notícias” vai ser distribuído nas zonas de grande circulação de pessoas como a estações de metro e semáforos.

Seis gratuitos a circular no Porto

O jornal junta-se aos cinco gratuitos que já existem a circular pela cidade. O “Destak”, “Metro”, “OJE”, “Meia Hora” e “Mundo à Sexta” são distribuídos em pontos estratégicos como os semáforos, estações de metro, transportes públicos, centros de escritórios, entre outros locais de grande visibilidade.