O “Espaço Pessoa” é um local de encontro e um projecto que dá apoio a prostitutas e prostitutos da cidade do Porto.

Em 1996, a Câmara do Porto, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família, deu vida a este projecto, que um ano mais tarde estava já nas ruas da cidade a comunicar directamente com aqueles que se prostituem. Devidamente identificados, os técnicos conversam, oferecem ajuda e distribuem preservativos aos que vaguem nas ruas do Porto.

As equipas de intervenção directa saem todas as noites com a carrinha, apelidada de Unidade Móvel, para apoiarem e incentivarem as pessoas a frequentarem o “Espaço Pessoa”. A equipa não pretende “que o trabalho de rua fique só em contexto de rua, mas também que as pessoas venham ao centro e estejam mais protegidas”, explica Jorge Martins, coordenador do projecto desde 1998. “A chave é a abordagem. O que distingue os técnicos não é a formação, mas sim a capacidade de aproximação e respeito pelo outro”.

O Espaço Pessoa, situado na Travessa das Lezírias, na baixa do Porto, possui, além dos gabinetes, um serviço de balneários, e distribui preservativos, roupas e alimentos. A sala é um local de entrada, de acolhimento e “é o espaço de interface entre estas pessoas e outro nível de intervenção, que se passa nos gabinetes”, explica Jorge Martins.

O espaço está disponível para ajudar aquelas que querem deixar a actividade. “Nós estamos quer com os que querem continuar ou abandonar a prostituição”, diz.