O sorteio desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, ditou destinos muito parecidos para quase todas as equipas portuguesas. Curioso é o facto de três das equipas lusas (Porto, Benfica e Sporting de Braga) irem jogar a sua continuidade na Alemanha.

A única equipa portuguesa na Liga dos Campeões, FC Porto, acabou por “fugir” ao temível Arsenal e vai jogar contra o Schalke 04. Um regresso à Arena de Gelsenkirchen, onde os “dragões” se sagraram campeões europeus no reinado de Mourinho.

Na Taça UEFA, o Sporting foi a equipa, teoricamente, mais bafejada pela sorte. Os “leões” acabaram por ficar com o Basileia, um dos “brindes” deste sorteio. No entanto, é preciso não esquecer que a equipa suíça segue na frente do campeonato do seu país e conseguiu também bons resultados na UEFA, passando a fase de grupos como a melhor defesa da prova.

O Benfica vai jogar contra um Nuremberga com duas faces. Apesar de estarem a passar um mau bocado no campeonato germânico, onde ocupam uma posição na linha de descida, na Taça UEFA a história tem sido diferente, com os bons resultados a valerem-lhe um apuramento em 2º lugar. Ainda assim, o favoritismo recai também sobre a equipa portuguesa.

A tarefa mais difícil para as equipas portuguesas acabou por calhar ao Braga. O sorteio faz com que os “arsenalistas” se desloquem também à Alemanha, mas para defrontar o poderoso Werder Bremen, semi-finalista da Taça UEFA na época transacta e equipa onde militam Hugo Almeida e Diego, dois jogadores bem conhecidos dos adeptos portugueses.

Contas feitas, são três os adversários alemães no caminho das equipas portuguesas nas provas europeias. Os jogos europeus voltam apenas no início de Março. Até lá, as equipas lusas vão continuar a concentrar-se no campeonato nacional.