Alunos com 15 ou mais anos e com insucesso e abandono escolar procuram nos CEF a qualificação profissional.

Cumprir a escolaridade obrigatória e simultaneamente obter uma qualificação profissional. É o objectivo de quem frequenta os Cursos de Educação e Formação (CEF). Ao concluir o curso de educação e formação, obtém-se uma certificação escolar equivalente aos 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade, ou ainda um certificado de competências profissionais de nível 1, 2 ou 3.

Os CEF são uma aposta do Governo para dar resposta aos jovens com 15 anos ou mais com percurso de insucesso ou abandono escolar. Dentro do programa “Novas Oportunidades”, os CEF surgem a par dos cursos profissionais, dos cursos de especialização tecnológica e também de ensino artístico especializado.

As áreas de formação dos CEF são abrangentes: vão desde a hotelaria e restauração ao artesanato, ciências informáticas, protecção do ambiente, serviços domésticos, entre outros. Em todos há uma estrutura comum, com quatro componentes de formação: sociocultural, cientifica, tecnológica, prática.

Estes cursos estão sob tutela dos ministérios da Educação e do Trabalho e Solidariedade Social e são leccionados em escolas. No site da Agência Nacional de Qualificações estão disponibilizadas todas as informações dos cursos visados no programa de Novas Oportunidades.

Até 2010, o Governo pretende atingir as 27.500 vagas que vão estar disponíveis para os jovens que pretendam no mínimo concluir o ensino obrigatório pela via profissional.