A Universidade do Porto (UP) vai fundir todas as suas actividades de formação avançada em Gestão, actualmente levadas a cabo pela Escola de Gestão do Porto (EGP) e pelo Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia (ISFEP).

O objectivo é concentrar as instituições numa só business school capaz de se afirmar no mercado internacional dos MBA (Master in Business Administration).

A futura Escola de Gestão do Porto – University of Porto Business School (UPBS) – assim se vai chamar – passará a ser a única escola de negócios da UP e deverá estar formalmente constituída até Março de 2008. No próximo ano lectivo de 2008/2009 já deverá ter ao dispor a sua oferta própria de formação.

A UP, a EGP e o ISFEP estão já a desenvolver esforços para concertar-se com as universidades de Aveiro, Coimbra e Minho e com o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, com vista à criação e oferta conjunta de um MBA inteiramente leccionado em língua inglesa e de um DBA (doutoramento em Business Administration) com relevância internacional.

Em Lisboa, no âmbito do programa MIT-Portugal, estão também a ser reunidos esforços para unir as quatro grandes escolas de gestão da capital, com o objectivo de criar um MBA de nível internacional.

O acordo de fusão entre a EGP e o ISFEP vai ser assinado sexta-feira, na Reitoria da Universidade do Porto, e contará com a participação de Marques dos Santos, reitor da UP, Humberto Costa Leite, presidente da Associação para a Escola de Gestão do Porto, José Costa, director da Faculdade de Economia, e os directores da EGP e ISFEP, Daniel Bessa e Mário Rui Silva, respectivamente.