É o primeiro espaço comercial a abrir em Portugal totalmente dedicado a cozinhas ergonómicas. A loja Cozinhas Pepper, na rua Miguel Bombarda, no Porto, abriu em Setembro, com uma filosofia: adaptar o espaço da cozinha às necessidades dos deficientes motores.

A ideia surgiu naturalmente na mente de Joaquim Pimenta, porta-voz da empresa. Com o tempo, foi sendo melhorada e testada com êxito. As cozinhas adoptadas investem na qualidade dos materiais – como balcões anti-bacterianos – e na tecnologia de ponta.

Os preços ajustam-se a cada situação, mas rondam os 5 mil euros por cozinha.

Segundo dados do INE, cerca de 1,5 % da população portuguesa sofre de deficiência motora. “O conhecimento desta realidade foi determinante para a empresa avançar com este projecto”, explica.

“A concepção destas cozinhas ergonómicas pode contribuir para uma melhoria na qualidade de vida de milhares de portugueses”, acrescenta Joaquim Pimenta

Uma casa totalmente adaptada

As Cozinhas Peeper estabeleceram ainda uma parceria com a Universidade de Aveiro para a conclusão de uma casa totalmente adaptada às necessidades de um deficiente motor.

A empresa Micro I/O, localizada em Aveiro, financiou uma casa domótica, modular e económica, que permite aos utilizadores com limitações funcionais graves, tetraplégicos ou idosos controlar as funcionalidades das habitações. Deste modo, os utentes ganham mais independência. A parceria permite que a casa fique completa com a cozinha, que ainda não estava adaptada.