A edição 2008 Rali Lisboa-Dakar, que deveria decorrer entre sábado e 20 de Janeiro, foi cancelada devido à situação de tensão na Mauritânia, anunciou esta sexta-feira a francesa Amaury Sport Organisation (ASO).

“Tendo em conta as actuais situações de tensão politica, a nível internacional, o assassinato de quatro turistas franceses [na Mauritânia], no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo do Al-Qaida, no Magreb islâmico, e acima de tudo as ameaças, directas, lançadas contra a prova, por movimentos terroristas, a ASO não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova”, lê-se em comunicado.

“Após inúmeros contactos com o governo francês – em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros – e tendo em conta as suas fortes recomendações, os organizadores do Dakar tomaram a decisão de anular a edição 2008 da prova”, acrescenta a organização.

A precaução com a segurança dos pilotos e outros intervenientes, directos e indirectos, no rali é habitual no Dakar, mas este ano a “ameaça” surgiu no país que tinha o maior número de etapas (oito), a Mauritânia.

A “ameaça terrorista” “anula um ano de trabalho, de inscrições e de paixão para todos os participantes e diferentes actores do maior rali-raid do mundo”, afirma a ASO, que se diz “consciente da imensa frustração, vivida, em particular, em Portugal, Marrocos, Mauritânia e Senegal, bem como entre todos os nossos fiéis parceiros, para lá da decepção geral e das pesadas consequência económicas, em termos de retorno directo e indirecto, para os países atravessados”.