A exposição sobre a obra de Francisco de Oliveira, que, por causa de uma inundação na Casa da Cultura, tinha sido adiada, iniciar-se-á na próxima sexta-feira, dia 11. Mário Dorminsky, vereador da Cultura, Património e Turismo de Gaia, disse hoje, terça-feira, numa conferência de imprensa, que os problemas causados pela inundação foram já parcialmente ultrapassados.

Também sexta-feira, será lançada uma homenagem a Francisco de Oliveira, o “arquitecto de Gaia”, com uma conferência o lançamento de um livro, dia 25 de Janeiro.

Foi feito um balanço positivo relativamente ao Passaporte Cultural, que entrou em vigor dia 21 de Novembro. Foram já emitidos 6.500 passaportes e distribuídas mais de meio milhão de fichas de inscrição, havendo novas solicitações diárias.

Agenda cultural

Mário Dorminsky apresentou, ainda, algumas exposições, espectáculos e concursos a decorrer em Gaia.

Para assinalar o primeiro aniversário da Casa da Cultura (Casa Barbot), haverá uma festa, a 2 de Fevereiro, em que será recriado o ambiente da primeira metade do século XX.

A exposição “Os Mistérios do Além no Antigo Egipto” será inaugurada a 26 de Janeiro. Pela primeira vez será exibida a totalidade da Colecção Egípcia do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Com um total de 103 peças, só ficará atrás da do Museu Nacional da Arqueologia, em Lisboa.

Foram anunciados vários espectáculos, como “Quase Solo”, da companhia profissional de teatro de marionetas Teatro de Ferro, em exibição entre os dias 17 e 20 de Janeiro, no Auditório Municipal de Gaia. Decorrerá, a partir de dia 19, “Cale-se – Festival Nacional de Teatro”, organizado pelo Cale Estúdio Teatro. O festival termina em Março e será exibido um total de sete peças.

O festival de música “United Sound” tem registado bastante adesão.Mais de 30 bandas estão inscritas para as eliminatórias, que decorrerão em bares durante várias semanas. Esta iniciativa culminará com um espectáculo no Cais de Gaia, dia 25 de Abril, em que a banda vencedora actuará na primeira parte de um concerto dos Blasted Mechanism.

Está a ser organizado o concurso Ovos de Páscoa, ao jeito da Cow Parade. Os ovos gigantes serão decorados por estudantes e por artistas para, posteriormente, serem expostos por toda a Área Metropolitana do Porto.