Cinco produtoras e um assistente de produção a recibos verdes entregaram, esta quarta-feira, acções judiciais no Tribunal do Trabalho de Gaia contra a estação televisiva “por força do silêncio da RTP”, justificou o advogado Luís Samagaio.

Os queixosos pretendem a integração nos quadros e o pagamento dos retroactivos correspondentes aos subsídios de Natal e de férias. Estas últimas acções judiciais juntam-se às 22 interpostas por freelancers operadores de imagem, áudio, mistura, imagem e iluminação que deram entrada no Tribunal do Trabalho de Gaia a 28 de Setembro de 2007.

11 dos 22 trabalhadores a recibos verdes que colocaram a estação em tribunal já foram apresentados ao juiz e aguardam pelo julgamento previsto para 1 de Abril. Os restantes tiveram uma audiência na segunda-feira, na qual a RTP pediu uma suspensão do processo por 30 dias para que o novo Conselho de Administração, liderado por Guilherme Costa, avalie a situação.

“A RTP pediu a suspensão do processo por 30 dias, à qual não nos opusemos, para avaliar uma proposta abrangente destinada aos 22 casos”, explicou ao JPN Luís Samagaio, advogado dos freelancers, que garantiu ainda que se não houver uma resposta por parte da estação após os 30 dias será marcado o julgamento.