Na quinta eliminatória da Taça de Portugal, os três grandes receberam em sua casa adversários de escalão inferior. Apesar de todos terem assegurado um lugar na próxima fase, a tarde de sábado acabou por ser mais difícil do que esperavam.

O Sporting, detentor do troféu, venceu o Lagoa por 4-0, apesar de só na segunda parte ter confirmado o triunfo folgado. No Dragão, o FC Porto só nos últimos minutos resolveu o encontro frente ao Desportivo das Aves, quando Ricardo Quaresma fez o 2-0 final. Na Luz, o Benfica sofreu bastante para defender o 1-0, depois do golo de Cardozo, já na segunda parte.

Nos outros encontros desta 5ª eliminatória da 68ª edição da Taça de Portugal, destaque para as derrotas do Braga e do Boavista. Os arsenalistas perderam na Amadaor, com o Estrela, por 1-0. Os axadrezados disseram adeus à Taça na Figueira da Foz, onde perderam por 4-1 com a Naval.

O Vitória de Guimarães também já está na próxima fase, depois de neste domingo ter vencido em casa o Nacional da Madeira por 1-0. Nota de destaque igualmente para o Sertanense, o único sobrevivente da terceira divisão que, neste domingo, venceu no terreno do Penafiel por 5-4, depois da marcação de grandes penalidades.

Os outros apurados são o Marítimo, Leixões, Paços de Ferreira e Setúbal, da BWin Liga; Gil Vicente e Rio Ave, da Liga Vitalis; e Moreirense e Atlético de Valdevez, da segunda divisão.