O novo centro de inovação da empresa belga Ablynx, da área das nanotecnologias aplicadas à farmacêutica, situa-se no pólo universitário do Campo Alegre e vai trabalhar em colaboração com o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC). Tem como objectivo desenvolver vários fármacos destinados ao combate de certas doenças graves, tais como cancro, trombose e Alzheimer.

Na inauguração do centro, sexta-feira, Edwin Moses, CEO e Chairman da empresa biofarmacêutica, explicou ao JPN as razões que levaram a empresa belga a instalar-se na UP: “Uma das razões foi a facilidade com que as pessoas nos ajudaram a estabelecer aqui, bem como sentirmos que nos querem cá”. Acrescentou que a Ablynx valorizou o facto de ser fácil atrair profissionais para este projecto, uma vez que é praticamente único em Portugal.

Inicialmente, a empresa investiu neste projecto 3 milhões de euros e está já a preparar uma equipa de 25 investigadores de vários países, incluindo Portugal.

O contrato entre a Ablynx e o UPTEC, tem, para já, a duração de cinco anos, mas é renovável. A garantia foi dada ao JPN pelo vice-reitor da UP Jorge Gonçalves, que acrescentou ainda que está em discussão o pagamento das contas de electricidade por parte da empresa belga.

O reitor da UP, José Marques dos Santos, explicou que foi o IBMC o responsável pela ligação da empresa Ablynx à Universidade de Porto e considera que este projecto “pode ter futuro em Portugal, desde que haja trabalho, dedicação e cooperação”.